Ensaios Especiais

ONDAS GUIADAS

Ondas Guiadas de Ultrassom (GW-UT), ou Ondas Superficiais Guiadas de Ultrassom (GUL), avaliam a condição de tubulações metálicas para determinar a perda de espessura por meio da introdução de um sinal ultrassônico que percorre longas distâncias e é refletido com a ocorrência de uma descontinuidade.

Especialmente indicado para avaliações globais em tubulações com a finalidade de determinar a natureza, forma e localização de perdas de espessura em tubulações aéreas, isoladas, pipeway e piperack, curtas travessias (2 a 5 m) e outras.

Um anel de transdutores é fixado ao redor do tubo e a inspeção ocorre até 60m em cada direção.

Podem ser avaliados longos comprimentos de dutos, especialmente quando o acesso for limitado.

É empregado de modo geral em longos comprimentos de tubos com e sem isolamento.

Classificação das descontinuidades

Indicações relevantes

A classificação é baseada na quantidade de energia refletida quando comparada com um refletor de referência fixo (soldas, flanges); e também pela extensão do refletor ao redor da circunferência (corrosão de ponto de contato com extensão de 1/4 ao redor do tubo).

Esses parâmetros são conhecidos como ECL – Perda Estimada da Seção Transversal (Estimated Cross section level) e Extent – Extensão Circunferencial (Circumferential Extension).

De posse das indicações e mapeamentos destes locais nas tubulações, será necessária a inspeção complementar com ultrassom para localizar e medir as espessuras existentes e permitir a tomada de decisão sobre se a tubulação sofrerá reparos ou se permanecerá em serviço.

Quer saber mais?

Envie as suas dúvida e responderemos em breve!

[contact-form-7 404 "Not Found"]