Proteção Anódica

A proteção anódica, é eficaz em ambientes de pH muito alto ou muito baixo, como em digestores de celulose e vasos de impregnação.
Em uma proteção anódica a superfície metálica é polarizada com retificadores alimentando corrente contínua através de cátodos. A corrente anódica forma um forte filme de óxido passivo no aço carbono e o torna resistente à corrosão, mesmo nos ambientes mais severos. A corrosão por erosão ou corrosão por pites não pode causar falhas em superfícies com proteção anódica. As perigosas rachaduras do digestor por corrosão sob tensão também são evitadas.
Quando instalado em equipamentos antigos, a proteção anódica previne a corrosão já em ação. A chave para o controle de proteção é medir o potencial eletroquímico da estrutura protegida. A corrente de proteção necessária é ajustada com base nos valores potenciais medidos. Em uma Proteção Anódica, o potencial alvo é mais positivo que o potencial natural.
 
 
 Equipamentos típicos para proteção anódica:

  • Digestores de celulose
  • Vasos de impregnação
  • Tanques de armazenamento de licor e clarificadores
  • Tanques de ácido sulfúrico e fosfórico
  • Trocadores de calor de ácido sulfúrico 
 
 
 
 
proteção catódica mks savcor

Tanques de ácido sulfúrico e fosfórico

Em ácido sulfúrico, a Proteção Anódica passiva o aço formando uma camada protetora de sulfato ferroso na superfície do metal. 
Os benefícios da proteção anódica em tanques de ácido sulfúrico são custos de manutenção mais baixos devido à corrosão mitigada, custos de investimento mais baixos ao escolher aço-carbono em vez de tanque de aço inoxidável e minimização de contaminantes ferrosos em ácidos de alta pureza.
Normalmente, o tanque de armazenamento de ácido sulfúrico AP funciona melhor em temperaturas ambientes, concentrações de ácido de 85 a 98%. Os tanques de ácido fosfórico também podem ser protegidos.
cooking

Digestores e vasos de impregnação

A rachadura do digestor e do vaso de impregnação é um problema sério que pode levar a falhas catastróficas. Com enormes vasos de pressão cheios de licor quente, a integridade estrutural deve ser a principal prioridade. A proteção anódica pode prevenir o início de novas trincas de corrosão sob tensão e até mesmo interromper o desenvolvimento de trincas existentes se a profundidade da trinca for moderada.
O primeiro passo é descobrir se as condições do processo promovem a corrosão sob tensão (SCC) e se o processo pode ser modificado para que o risco seja mitigado. O sistema Savcor Digester Corrosion Monitoring, juntamente com um estudo eletroquímico abrangente feito no local, revelará os modos de funcionamento e alertas seguros ao entrar na zona de perigo. É aqui que nossos 40 anos de experiência em prevenção de corrosão de digestores realmente ajudam!

Como evitamos o craqueamento do digestor ou do vaso?

  • Instalação de sistema de monitoramento de corrosão e realização de levantamento eletroquímico onde são mapeados os potenciais de risco de SCC.
  • Os eletrodos de referência fornecem dados de potencial eletroquímico on-line, detectando condições de processo que podem levar a rachaduras por corrosão sob tensão.
  • Se as condições de risco de SCC não puderem ser evitadas, o sistema de monitoramento de corrosão pode ser expandido para o sistema completo de proteção anódica, adicionando eletrodos e retificadores de alimentação de corrente com sistema de controle preciso
  • Os retificadores fornecem corrente de proteção anódica, passivando a parede do vaso e evitando o aparecimento de rachaduras por corrosão sob tensão

Quer saber mais?

Envie as suas dúvida e responderemos em breve!

[contact-form-7 id=”1410″ title=”CONTATO GERAL”]