A corrente de proteção em um Sistema de Proteção Catódica é alimentada dos retificadores para a superfície metálica através dos ânodos imersos no líquido do processo. A corrente catódica cria uma camada passiva de óxido na superfície de e. aço inoxidável e o torna resistente à corrosão, mesmo nos ambientes mais severos. A trincas por corrosão geral, em frestas, pitting e sob tensão podem ser evitadas pela proteção catódica MKS- SAVCOR. Quando instalada em um equipamento antigo, a proteção catódica impede a corrosão já em ação.
Os filtros branqueadores na indústria de celulose são exemplos típicos de equipamentos onde a corrosão pode ser prevenida pela Proteção Catódica. O tambor de filtro rotativo é uma parte muito cara do filtro que se beneficia muito com a proteção catódica. Naturalmente também a cuba de entrada e a cuba do filtro serão protegidas para evitar vazamentos.
Na indústria de processo, todos os tipos de produtos químicos são armazenados, por exemplo. em tanques e vasos de aço inoxidável. De vez em quando as condições do processo mudam para mais agressivas e o tanque começa a corroer. As temperaturas do processo podem aumentar ou a concentração de íons agressivos, como cloretos, aumenta quando a circulação da água fica mais fechada. Em vez de substituir um tanque corrosivo por um material mais nobre e caro ou forrá-lo com algum revestimento resistente à corrosão, a solução mais econômica é instalar um Sistema de proteção catódica. Normalmente a instalação é muito rápida e o tempo de inatividade é muito menor do que em qualquer aplicação de revestimento ou soldagem de sobreposição.
Os trocadores de calor usados para resfriamento ou aquecimento também corroem. Se o problema de corrosão estiver no lado do líquido, existe a possibilidade de utilizar a proteção catódica. O lado do vapor não possui eletrólito condutor desta forma a proteção catódica não é uma opção.